Aquiferos - formação geológica subterrânea com a capacidade de armazenamento de água, permitindo a sua circulação de forma a que o Homem a possa extrair sem impactes ambientais negativos e em condições economicamente rentáveis.
Zona de aeração - local onde ocorre uma intensa circulação vertical da água (infiltração).
Zona de saturação - todos os espaços da formação geológica estão preenchidos por água. O movimento da água nesta zona ocorre por percolação (movimento lateral, que se processa devido à pressão hidrostática)
Existem dois tipos de aquiferos:
- Aquíferos livres - nos aquíferos livres existe uma camada impermeável que serve de base a uma zona superior, permeável saturada em água.
- Aquíferos cativos ou confinados - são aqueles em que as formações que os constituem estão limitadas, no topo e na base, por formações impermeáveis. Toda a espessura do aquífero está saturada de água e a pressão no seu interior é superior à atmosférica.
Reflexão: Nem todos os tipos de formações rochosas são bons aquiferos. A permeabilidade e a porosidade das rochas são factores muito importantes que condicionam a capacidade de armazenamento e a produtividade dos aquiferos.
Fontes:
http://www.portais.ws/?page=art_det&ida=1227
http://hidrogeologia.no.sapo.pt/aquiferos.htm
https://1.bp.blogspot.com/_Ass4GXUO6X8/SgNHSpfFdxI/AAAAAAAAAfw/EUjZ3EWUUBU/s400/%C3%A1g.bmp
http://snirh.pt/junior/agsub/imagens/aquifero.png